Notícias (2014)

  1. Campeonato do Mundo de Karate Tradicional - ITKF
    Decorreu no Cairo - Egipto de 27 a 30 de Novembro, o Campeonato do Mundo de Karate Tradicional, organizado pela Federação Mundial da modalidade, a ITKF.

    A comitiva portuguesa foi liderada pelo Presidente da Federação de Karate Tradicional de Portugal, Rómulo Machado e constituída pelo manager Fernando Silva, pelo treinador Tózé Lopes e pelos atletas do Ginásio Clube Vilacondense: Rui Morais, Pedro Silva, Joaquim Mendes e Vítor Fins.

    Esta participação só foi possível com a imprescindível colaboração do patrocinador oficial PROJEMATO.

    Os resultados alcançados no Egipto pela delegação portuguesa foram inéditos:
    • kata junior, Joaquim Mendes sagrou-se Vice-campeão do Mundo ITKF;
    • em kumite individual seniores, Pedro Silva também se sagrou Vice-campeão do Mundo ITKF, após uma prestação de grande nível, tendo perdido apenas um combate pela margem mínima com o representante da Palestina;
    • na prova rainha (kumite equipa sénior), Rui Morais, Pedro Silva e Joaquim Mendes, após ultrapassarem as equipas da Argélia, Argentina, Chipre, Egipto e Sudão conquistaram o importante título de Campeões Mundiais de Karate Tradicional.
    A supremacia da equipa portuguesa foi unanimemente felicitada pelas seleções presentes, tendo mesmo silenciado o enorme Pavilhão dos Desportos da capital egípcia, quando Portugal eliminou a seleção anfitriã.
  2. Campeonato da Europa de Karate Shotokan – ESKA 2014
    O Campeonato realizou-se em Zurique-Suíça entre os dias 28 e 30 de Novembro.

    Portugal fez-se representar por uma delegação da LPKS de que faziam parte uma comitiva do CPK constituída pelos seguintes elementos:
    • Ivo Silva (diretor), José Ramos (selecionador);
    • os seguintes atletas: Ana Monteiro, Marta Pereira, Teresa Silva, Ina Certan, Pedro Ferreira, Vitalie Certan, Luís Silva, Helder Pereira;
    • a custas próprias, Jéssica Cardoso, António Cardoso e Henrique Cardoso.
    Principais classificações de atletas CPK:
    • 1º Kata ind. masc. Juniores: Luís Silva;
    • 3º Kata ind. fem .Cadetes: Teresa Silva;
    • 5º Kumite ind. fem. Cadetes: Teresa Silva;
    • 5º Kumite ind. fem. Seniores: Marta Pereira;
    • 5º Kumite ind. masc. Seniores: Vitalie Certan.
  3. Estágio Nacional - Inverno 2014 - 45 Anos CPK
    Local: Pavilhão Municipal Prof. António Costeira - Oliveira de Azemeis.
    Calendarização: 20 de Dezembro (sábado).
    Direção técnica: Sensei José Ramos (7º Dan), Sensei Carlos Costa (5º Dan) e Sensei Porfírio Isidoro (5º Dan).
    Listagem de Inscrições Ver mais ...
  4. Campeonato do Mundo da WKF em Bremen
    Realizou-se entre 5 e 9 de novembro o Campeonato do Mundo da WKF em Bremen - Alemanha. A representação da equipa nacional constituída por 8 atletas, dos quais 2 do CPK (Jorge Caeiros do CK Bobadela e Vitalie Certan do CK Aguçadourense), Portugal fez-se representar também pelos 2 árbitros mundiais, sendo que um deles é o nosso companheiro Joaquim Fernandes que esteve 10 dias em permanente atividade como formando e como árbitro em Bremen.

    De destacar que Joaquim Fernandes atingiu o topo da carreira de uma forma fulgurante: cumprindo os tempos mínimos exigidos tendo obtido sempre aprovação em todos os cursos a que se submeteu ao longo dos anos, facto quase inédito da arbitragem. No sentido de se verificar a dificuldade dos cursos, exemplificamos: Este curso de árbitros na Alemanha teve o maior número de candidatos de sempre - 307. No curso de Kumite havia 205 candidatos, passaram apenas 110 (54%). Em Kata 104 candidatos, passaram 66 (64%).

    Como Presidente da Associação e certamente ecoando o sentir de todos os associados, apresento a Joaquim Fernandes as maiores felicitações, mais efusivas quando, sabendo nós que a sua vida pessoal tem sido atingida com enormes contrariedades, mas que a sua hercúlea vontade tem superado os difíceis momentos por que passou nos últimos tempos e que certamente não vão voltar a repetir-se.

    Aos atletas Jorge Caeiros e Vitalie Certan, uma palavra de reconhecimento pelos patamares desportivos alcançados, fruto do trabalho, do sacrifício, pelos muitos fins de semana e momentos de convívio familiar perdidos.
  5. Taça Nacional CPK 2014 - Cadetes, Juniores e Seniores
    Local: Pavilhão Municipal de Castelo de Paiva.
    Calendarização: 15 de Novembro (sábado) das 13.45 às 19.20 horas.
    Nota: Todos competidores tem que estar 15 minutos, junto ao tatami, devidamente equipados, antes da hora prevista para o início da sua prova.
    Programa
  6. Treino Nacional de Graduados CPK
    Local: Pavilhão II do Estádio Universitário de Coimbra, junto ao Rio Mondego (atenção às alterações do trânsito à volta do Estádio).
    Calendarização: 8 de Novembro (sábado) das 11.00 às 12.30 horas.
    Direção técnica: Sensei Rómulo Machado (6º Dan).
    Créditos: 2.
  7. Treino exames Dan
    Local: Pavilhão II do Estádio Universitário de Coimbra, junto ao Rio Mondego (atenção às alterações do trânsito à volta do Estádio).
    Calendarização: 8 de Novembro (sábado) das 11.00 às 12.30 horas.
    Direção técnica: Sensei José Melo (6º Dan).
    Créditos: 2.
  8. Participação CPK no Campeonato Europa Shotokan - ESKA 2014
    Feito o orçamento para a deslocação a Zurique-Suíça ao ESKA 2014, a Direção informou o selecionador da LPKS (Mestre José Ramos), que a disponibilidade financeira da Associação tinha como limite 7 atletas, 1 diretor, 1 treinador e 1 árbitro.
    Assim foram selecionados: Vitalie Certan (CK Aguçadourense); Luís Silva, Helder Pentieiros e Marta Pereira (GC Vilacondense); Pedro Ferreira e Teresa Silva (CKS Porto); Ana Monteiro (ARCD Negrelense).
    Completam a delegação CPK, Ivo Silva (Diretor); José Ramos (Treinador) e Joaquim Fernandes (Árbitro).
  9. Taça Nacional C.P.K. de Cadetes, Juniores e Seniores 2014/2015
    Irá decorrer no Pavilhão Desportivo Municipal de Castelo de Paiva, no dia 15 de Novembro a Taça Nacional C.P.K. de Cadetes, Juniores e Seniores 2014/2015 com a utilização das regras da F.N.K.-P. (W.K.F.).
    Local: Pavilhão Desportivo Municipal de Castelo de Paiva.
    Calendarização: 15 de Novembro (sábado) a partir das 14.00.
    Horário: 14:00 - Reunião com os treinadores (não haverá distribuição de folhas de sorteio); 14:30 - Inicio da Prova (Kata); 15:30 - Pesagens.
    Data limite das inscrições: 6 de Novembro (via e-mail). O sorteio realizar-se-á no dia 11 de Novembro pelas 21.00 no Salão Paroquial de Sobrosa (Paredes), sito na Rua da Igreja.
    Enviar obrigatoriamente para os 2 e-mails:
    Haverá uma taxa de penalização de 5,00 Euros por atleta e prova aos Clubes que inscrevam atletas que não compareçam no dia à competição. Excetuam-se os Clubes que apresentarem justificação documental. A verba apurada reverterá para instituição solidária do local da prova.
    Todos os clubes que quiserem participar terão que indicar no mínimo, um árbitro oficial ou oficial de mesa (graduação mínima 3º kyu).
    O número de atletas por prova será 4 (quatro). Se não houver pelo menos 4 (quatro) participantes em alguma categoria de peso o(a)s atletas passarão para a categoria seguinte.
    Idades: Cadetes: 14/15 anos no dia 10 de Janeiro de 2015; Juniores: 16/17 anos no dia 10 de Janeiro de 2015; Seniores, terem mais de 18 anos no dia da prova.
    É obrigatório a apresentação do BI ou CC no dia da Prova.
    Proteções obrigatórias: Luvas (vermelhas e azuis), protetor da boca, caneleiras com protetor de pé, protetor de peito (feminino) e máscara para os Cadetes (masc. e fem.). Proteções facultativas – Coquilha. Os atletas terão de possuir, para as provas, os correspondentes cintos vermelho e azul.
    Os atletas deverão ter a sua revalidação no CPK até 15 de Outubro de 2014. Atletas inscritos para a prova e que não tenham a sua revalidação efetuada, serão excluídos do sorteio. Dados os inúmeros avisos sobre esta questão, a Associação não se obriga a avisar os Clubes que tenham atletas em situação irregular.
  10. Treinos Regionais de Graduados CPK - Zona Norte
    Local: Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde (junto ao Estádio do Rio Ave).
    Calendarização: 11 de Outubro (sábado) das 16.30 às 18.00 horas.
    Direção técnica: Sensei Rui Diz (5º Dan).
    Créditos: 1.
    Treinos Regionais de Graduados CPK - Zona Sul
    Local: Pavilhão do Pavilhão da Escola EB e Secundária de Santo António da Charneca, freguesia do Barreiro (para quem vem pela via rápida virar nas placas que dizem Santo António da Charneca e Palhais).
    Calendarização: 11 de Outubro (sábado) das 10.30 às 12.00 horas.
    Direção técnica: Sensei José Ramos (7º Dan).
    Créditos: 1.
    Este treino integra-se nas comemorações do 25º aniversário da AKDS e nos 40 anos do Karate CPK no distrito de Setúbal.
  11. 29ª Edição do Estágio de Karate Shotokan no Parque Nacional da Peneda-Gerês
    A edição de 2014 será realizada entre os dias 4 e 7 de Setembro com a orientação técnica do Sensei Alessandro Cardinale (7º Dan) de Itália, assistente técnico do Sensei Hiroshi Shirai ( Cartaz alusivo e Programa do Estágio ).

    Este evento, será realizado no Campo de Férias da EDP em Paradamonte (Britelo) Ponte da Barca, completamente gratuito para os participantes, cujos primeiros treinos de cada dia, terão hora marcada para as 7:00h da manhã.

    Para além da forte e exigente componente técnica que este estágio encerra pelas horas de treino que o mesmo engloba, haverá também lugar a diversão, com destaque para os habituais "jogos tradicionais", "musica ao vivo", "karaoke" e "after-party".
  12. Foi disponibilizado o Calendário de Actividades CPK e FNK-P para a Época 2014/2015
     
  13. Classificações CPK em Capeonatos FNKP
    Classificações de 1º e 2º lugar nos campeonatos FNKP, por atletas e clubes CPK.
    Esta listagem servirá de base à entrega de prémios no Estágio de Verão CPK.
  14. 15º Estágio de Karate Shotokan - Porto 2014
    Calendarização: 26 de Julho de 2014.
    Local: Pavilhão da Escola Secundária de Rio Tinto - Travessa da Cavada Nova.
    Direção técnica: Sensei José Ramos - 7º DAN.
  15. Estágio Internacional de Verão CPK 2014
    Calendarização: 19 e 20 de Julho de 2014.
    Local: Cidade de Coimbra - Pavilhão Multidesportos.
    Direção técnica: Sensei Eligio Contarelli - 7º DAN.
  16. Estágio Nacional CPK de Karate Shotokan - Angra
    Calendarização: 27, 28 e 29 de Junho de 2014.
    Local: Ilha Terceira - Açores.
    Direção técnica: Sensei Ivo Silva - 5º DAN.
  17. 7.º Estágio Internacional - Barreiro
    Calendarização: 27, 28 e 29 de Junho de 2014.
    Local: Pavilhão da Escola 2/3 Secundária de Stº António - Barreiro.
    Direção técnica: Sensei Alessandro Cardinale - 7º DAN.
  18. Estágio de Competição - CKS Porto
    Calendarização: 14 de Junho de 2014.
    Local: Rua Armando Cardoso nº 31 / 37 - Amial.
    Direção técnica: Sensei Luís Pereira - 4º DAN e Liliana Sousa - 3º DAN.
  19. Treino Nacional de Graduados CPK e de preparação Exames Dan
    Conforme calendarizado vai realizar-se o Treino Nacional de Graduados CPK e de preparação Exames Dan, no dia 7 de Junho (sábado), entre as 11.00 e as 12.30 horas no pavilhão da zona desportiva de Pombal.
    A direção técnica destes treinos será anunciada brevemente.
  20. Grande Estágio de Primavera CPK 2014
    Calendarização: 5 de Abril de 2014.
    Local: Pavilhão Municipal do Samouco e Pavilhão Desportivo Municipal de Alcochete.
    Direção técnica: Senseis J. Ramos - 7º DAN, C. Maurício - 5º DAN e J. Luís Silva - 5º DAN.
    Senseis: J. Ramos - 7º DAN, C. Maurício - 5º DAN, J. Luís Silva - 5º DAN
    Listagem de Inscrições Ver mais …
    Fotografias do Grande Estágio de Primavera CPK 2014 realizado em Alcochete / Samouco.
  21. Filiação de Colégios
    Em reunião de Direção foi decidido que no caso de filiação de colégios, os alunos dessas instituições não serão obrigados a filiar-se na FNKP nem a possuírem o Seguro Desportivo da Federação, desde que o responsável do Colégio, apresente documento em que conste que todos os alunos possuem seguro que cubra eventuais acidentes.
  22. Procedimentos - inscrições/revalidações na FNK-P
    O CPK foi a única Associação que solicitou ao responsável da plataforma federativa, um processo que permitisse apenas à Associação fazer as inscrições/revalidações. Esse processo provocou nos Serviços do CPK um enorme acréscimo de trabalho que tem prejudicado o funcionamento dos serviços. Assim e se a FNKP não alterar os procedimentos, a partir da próxima época desportiva, serão os clubes a registar na plataforma da FNKP as inscrições/revalidações dos seus atletas.
  23. Listagem do Corpo de Examinadores da Época 2013/2014
    José Ramos; Rómulo Machado; José Melo; Alvaro Fabião; António Lemos; Carlos Costa; Carlos Maurício; Fernando Pereira; Ivo Silva; Joaquim Fernandes; J. Castro Lopes; José Luís Silva; Porfírio Isidoro; Rui Diz; A. Alberto Santos; A. Celso Caeiros; Artur Serrano; E. Pinto Coelho; João Néné Martins; José Alberto Monteiro; Luís Pereira; Luís Moura Silva; Manuel Fernando Costa; Marco Mateus; M. Rosário Silva; Paulo Julião; Paulo Rosa; Victor Miranda; A. Eugénio Martins.
    Os instrutores que por não terem obtido os créditos exigidos não fazem parte desta listagem, se durante a presente época adquirirem os créditos necessários, passarão na próxima época a fazer parte da lista. Qualquer possível lapso, deverá ser contactada a Direção.
  24. Procedimentos dos Clubes e Examinadores a partir de Setembro 2013
    Solicitamos a melhor atenção para os novos procedimentos, relativamente à realização dos exames de graduação, aprovados em reunião de Direção, por proposta do Presidente, dada a constatação de irregularidades nas 2 últimas épocas desportivas e a necessidade premente de responsabilizar os intervenientes no processo:
    1. Os Clubes deverão enviar com a devida antecedência as folhas de exame para a Sede do CPK, a fim de serem validadas, trancadas as folhas e carimbadas pelos serviços de tesouraria. Só com este procedimento poderão ser realizados os exames de graduação.
    2. No caso de posteriormente surgir um ou outro atleta que por esquecimento ou qualquer outro motivo justificável, poderão ser incluídos na listagem, desde que os Serviços CPK sejam antecipadamente avisados e o/s atleta/s tenham a quota em dia. Nesta situação deverá ser feita nova folha e a autorização é dada por mail ou SMS do Presidente.
    3. Apenas poderão efetuar exames de graduação os instrutores do CPK autorizados para tal. Incorrerão em procedimento disciplinar, os sócios que não cumpram este requisito e não serão reconhecidas as graduações realizadas por instrutores não autorizados.
    4. Nos exames ao nível de clube ou regionais, os instrutores examinadores terão direito a ajudas de custo (deslocações e refeições) correspondente a 15% do total do valor dos exames efetuados.
    5. O envio para a Associação das folhas de exame, é da responsabilidade dos examinadores ou dos Clubes no prazo de 15 dias; as folhas dos exames efetuados deverão ser acompanhadas dos comprovativos de despesas no valor dos referidos 15% do valor pago pelos clubes à Associação e que o CPK liquidará no mais breve curto espaço de tempo.
    6. Os responsáveis dos clubes que entregarem aos examinadores os originais das folhas de exame, deverão guardar em arquivo as cópias dos mesmos.
    7. Perderão o estatuto de Examinador, os que de uma forma negligente não enviem para a Associação as folhas com os exames efetuados no prazo estipulado, desde que os responsáveis do Clube tenham incumbido essa tarefa aos Examinadores.
    8. Com o referido nos artigos anteriores, a Associação deixará de ter qualquer outro encargo nos exames nos clubes ou regionais. É da responsabilidade dos Clubes se contribuírem com algo mais aos Examinadores. O critério de escolha dos Examinadores é dos responsáveis dos clubes, sempre com a premissa que a Associação apenas suportará os custos referidos nos artigos 4 e 5.
  25. Entrega das Parkas aos Treinadores CPK
    No domingo, nos treinos CPK agendados, foram entregues aos treinadores CPK que se inscreveram no prazo estipulado (31 de Janeiro), as parkas CPK. Conforme foi devidamente anunciado, a encomenda foi feita e não haverá repetição da mesma, pois o stock era limitado. Aproveitamos também para repetir que foram vários os anúncios feitos e que não se compreende como alguns, agora, afirmam desconhecer essa informação.
  26. Exames de Kyu
    Os exames de Kyu devem ser enviados para a Associação com uma semana de antecedência.
  27. Treino Nacional de Graduados CPK e de Preparação de Exames Dan
    Realizar-se-á a 23 de Fevereiro de 2014 no Pavilhão Multidesportos de Coimbra (junto ao Dolce Vita).
  28. Taça Nacional CPK de Infantis, Iniciados e Juvenis a realizar a 1 de Março de 2014
    1. O evento irá decorrer com a utilização das regras da FNK-P (WKF), no Pavilhão Municipal de Mindelo (junto a Vila do Conde).
    2. Horário de início: 14.00 horas. No dia 26 de Fevereiro será disponibilizado o programa geral da competição.
    3. Idades: A referência é o dia 10 de Maio de 2014; INFANTIS: até aos 9 anos (inclusive) só Kata; INICIADOS: 10 e 11 anos, Kata e Kumite; JUVENIS: 12 e 13 anos, Kata e Kumite.
    4. Prazo limite de inscrições: até ao dia 19 de Fevereiro de 2014, para o e-mail: As inscrições entradas após esse dia serão excluídas. O sorteio realizar-se-á no dia 25 de Fevereiro, a partir das 21.00 horas, no Salão Paroquial de Sobrosa - Paredes.
    5. Todos os responsáveis deverão contactar a sede no sentido de confirmarem a receção das inscrições.
    6. Serão excluídos também os clubes que não inscrevam, pelo menos 1 árbitro (graduação mínima de 1º Kyu). O nº de atletas por prova é de 4 (quatro).
    7. Todos os atletas deverão ser portadores de: BI, CC ou Cédula Pessoal e cinto (vermelho e azul); para a prova de Kumite é obrigatório: protetor de boca, proteção de pés e luvas para os iniciados, para os juvenis além destas mais canela, colete e máscara.
    8. Junto se enviam as fichas de inscrição.
    9. Em qualquer prova, os atletas que à 3ª chamada não comparecerem junto ao tatami, serão desclassificados.
    10. Recomenda-se um permanente acompanhamento aos atletas mais jovens, de treinadores e monitores, devidamente equipados com fato de treino.
    11. Haverá repescagem nas provas de Kata e Kumite, com o novo sistema para os infantis e iniciados.
    12. Na prova de Kumite não é permitido o contacto Jodan.
    13. Se não houver pelo menos 4 (quatro) participantes em alguma categoria, passarão para a categoria seguinte.
    14. Qualquer atleta que não tenha a sua inscrição/revalidação dado entrada no CPK até ao dia 31 de Janeiro de 2014, será excluído da competição, conforme Circular 07/2007, não se obrigando o CPK a comunicar esta exclusão, dado este facto dever ser do conhecimento do Clube.
  29. Período de carência
    Devido ao volume de processos, às constantes complicações e aos recursos humanos existentes, o período de carência passa a ser de 1 mês. Quando o trabalho aliviar, voltará aos 15 dias e será anunciado.

    Haverá excepções em casos urgentes, devendo nesses casos ser contactado o Presidente da Associação.
  30. Procedimentos Administrativos
    No sentido de haver uma normalização nos processos enviados para a Associação e que complicam ainda mais as montanhas de documentos por despachar, informamos:
    1. O envio da documentação não pode ser efectuado, parte por via eletrónica e a outra parte por correio normal (pagamentos, fotos, etc). Isto não pode voltar a acontecer.
    2. Aconselhamos: revalidações por e-mail com os respetivos pagamentos; inscrições por correio postal e referidos pagamentos. Processos de revalidações acompanhados de inscrições devem ser enviados por correio postal.
    3. Nas inscrições deverão ser coladas as fotos na folha de inscrição e a foto para o cartão deve ser identificada.
    4. As inscrições com fotografias digitalizadas, deverão vir com tamanho adequado, já coladas na ficha de inscrição e a outra foto para o cartão, devidamente identificada na parte detrás.
    5. Nunca enviar 2 vezes o mesmo processo (por e-mail e por correio).
    6. Os processos que não vierem conforme, serão devolvidos ou serão colocados na prateleira dos pendentes.
    7. Por correio postal, enviar sempre em correio azul ou verde.
  31. Reclamações
    Os associados têm o direito de reclamar quando o serviço não é despachado em condições. Devem fazê-lo sempre, mas com correção.

    Tendo como objetivo a avaliação dos Serviços Administrativos do CPK, os associados devem por e-mail fazer os reparos que julguem necessários, quando os processos não correm bem.
  32. Inscrições/Revalidações entradas a partir de 1 de Janeiro de 2014
    Continua a ser recepcionada na Sede muita documentação com erros nas quantias enviadas. Mais uma vez pedimos aos associados que, antes de enviarem os processos, telefonem para os Serviços Administrativos e solicitem informação correta sobre as quantias a enviar. Mais uma vez se informa:
    1. Atletas:
      Para o CPK - 10,00 Euros; NIB do CPK: 0035.0255.0021.4015.3300.4
      Para a FNKP (licença federativa - 7 Euros + seguro desportivo - 8 Euros) - 15,00 Euros; NIB da FNKP: 0007.0207.0041.0350.0011.1
      Pagamentos sempre separados (para o CPK e FNKP).
      Enviar sempre para o CPK os comprovativos de pagamento ao CPK e FNKP.
    2. Treinadores:
      Para o CPK - 10,00 Euros; NIB do CPK: 0035.0255.0021.4015.3300.4
      Para a FNKP (licença federativa - 20 Euros + seguro desportivo - 8 Euros) - 28,00 Euros; NIB da FNKP:0007.0207.0041.0350.0011.1
      Pagamentos sempre separados (para o CPK e FNKP).
      Enviar sempre para o CPK os comprovativos de pagamento ao CPK e FNKP.
      Todos os instrutores CPK devem regularizar a sua situação o mais urgentemente possível.
  33. Pagamentos
    Por motivos contabilísticos e de fiscalidade devem os Clubes fazer 2 pagamentos:
    Um cheque ou transferência para o CPK, deve ter como base a taxa para a Associação (10,00 Euros);
    Outro cheque ou transferência para a FNKP (tendo por base a taxa federativa + seguro desportivo), enviando sempre para o CPK.
    NIB do CPK: 0035.0255.0021.4015.3300.4
    NIB da FNKP: 0007.0207.0041.0350.0011.1
  34. Campeonato da Europa de Karate Tradicional ETKF
    Realizou-se nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2013 em Belgrado, o Campeonato da Europa de Karate Tradicional ETKF.

    Devido às dificuldades económicas actuais e aos muitos encargos assumidos pelo CPK, não havia condições para levar uma selecção à referida prova, tendo o Ginásio Clube Vilacondense manifestado a disposição de custear a deslocação dos seus atletas que nos últimos anos têm representado a Selecção de Karate Tradicional masculina e a atleta Marta Pereira com desempenhos inquestionáveis, tendo a Direcção da FKTP aceite a proposta do GC Vilacondense, pois permitiu não só a presença portuguesa na competição como também os óptimos resultados alcançados.

    A delegação foi constituída pelos atletas Pedro Silva, Helder Pentieiros, Carlos Cruz e Marta Pereira, pelo treinador-atleta Victor Fins, por Fernando Maia da Silva como manager e Rómulo Machado como dirigente, tendo alcançado a medalha de prata na prova de Kumite equipas sénior, após uma final muito disputada com a Itália, que só foi decidida no combate suplementar, depois de um percurso muito duro no qual, após um bye na primeira eliminatória, eliminámos as fortes equipas da Alemanha e da Ucrânia. Marta Pereira conquistou a medalha de bronze na prova do Kumite individual, tendo causado uma forte impressão especialmente pelo seu espírito e velocidade.

    Felicitamos os atletas e treinador deixando também uma palavra de agradecimento ao Ginásio Clube Vilacondense, não só por ter viabilizado económicamente a participação, mas também pelo elevado nível dos seus Karatekas que permitiu atingir os referidos resultados, fruto de um bom trabalho realizado há muitos anos.

    Finalmente, no Congresso, Rómulo Machado foi eleito Vice-Presidente da ETKF, reforçando a presença portuguesa na organização.
  35. Inscrições e Revalidações entradas a partir de 1 de Janeiro de 2014
    Devem os Clubes enviar com a brevidade possível as suas inscrições/revalidações.
    Todos os instrutores CPK devem regularizar a sua situação até ao dia 15 de Janeiro de 2014.
    Ver mais …
  36. Treinos Regionais de Graduados (Janeiro de 2014)
  37. Treinos Regionais de Graduados
    Em aditamento ao local de treinos da Zona Norte, informamos que o Pavilhão do Parque de Jogos se situa perto do Parque de Ténis e não junto ao Estádio de futebol do Rio Ave.
Ver mais notícias: 2017 2016 2015 2014 2013 2012 …