O Centro Português de Karate, CPK, foi fundado em Setembro de 1969 pelo Arq. José Manuel Custódio. Em ofício dirigido à União Portuguesa de Budo, datado de 16/09/1969, era pedida a filiação naquela Instituição, pedido acompanhado dos primeiros estatutos que se encontram na nossa sede.
Desde os primeiros tempos o Arq. José Manuel Custódio foi acompanhado, também, pelo Arq. Luís Cunha, as duas figuras mais conhecidas dos primórdios do CPK, que tinha sede na Rua da República n.º 93 - cave, na Parede.
Em Janeiro de 1970, realiza-se no Pavilhão do Colégio dos Salesianos, no Estoril, a 1.ª Competição Desportiva de Karate em Portugal, promovida e organizada pelo CPK. Em Fevereiro do mesmo ano uma equipa do CPK representa pela 1.ª vez o País no Campeonato da Europa, realizado em Londres.
Em 1971 a Japan Karate Association (JKA) reconhece o CPK como seu membro efectivo.
Em 1972 a actividade do CPK estende-se à Associação dos Bombeiros Voluntários do Estoril, hoje o clube mais antigo no activo do CPK e tido como uma das principais referências técnicas da nossa Associação.
Em 20 Março de 1975, o CPK constituiu-se por escritura pública em Associação Desportiva, com 14 clubes e 1300 praticantes filiados. Ainda em 1975 a sede da Associação passa para a Rua dos Bacalhoeiros, 139 em Lisboa, graças aos bons ofícios do Sr. Guilherme Mesquita, membro da direcção do CPK.

Em Dezembro de 1976 realiza-se a 1.ª Taça Cidade de Lisboa, organizada pelo CPK, com a presença activa dos Mestres Enoeda, Kawasoe e Tomita. Este torneio marca o arranque das competições regulares do CPK, a 1.ª Associação do País a enveredar pelo Karate desportivo. Esta 1.ª Taça Cidade de Lisboa, que se realizou no Pavilhão Carlos Lopes, com entradas pagas, esgotou a sua lotação.
|
|
Após a saída voluntária do Arq. José Manuel Custódio da presidência do CPK, seguiram-se os Presidentes Artur Aragão e Regino Santos, que, com estilos diferentes, trabalharam de forma árdua para o engrandecimento do CPK. A partir do início da década de 80 inicia-se o "consulado" do Dr. Rómulo Machado, com as duras "frentes" da formação das Federações de Karate com a extinção da CDAM e depois com a fusão das duas Federações.
No capítulo técnico, a partir da década de 80, o Mestre José Ramos assume a Direcção Técnica da Associação, altura em que o CPK se expande extraordinariamente no Norte do País, graças ao seu Director Técnico.
De seguida apresentam-se as primeiras classificações de pódium em competições Internacionais, de altetas do CPK, até à década de 90, data a partir da qual os sucessos desportivos aumentaram extraordinariamente:
- Campeonato da Europa em Bruxelas, Dezembro de 1979 - 3.º classificado Kata equipes - José Ramos, Jõao Gama e António Samuel;
- Campeonato da Europa em Dublin, Outubro de 1984 - 3.º classificado em Kumite individual Júnior - Ivo Silva;
- Campeonato da Europa de Karate Shotokan em Sunderland, Novembro de 1987 - Rui Diz, vice-campeão da Europa em Kumite individual;
- Taça Nakayama em Paris, Junho de 1989 - 2.º classificado em Kumite individual masculino - Ivo Silva e 3.º classificado em Kumite individual feminino - Alda Albuquerque.
Este é apenas um excerto da história da nossa Associação.
José Melo
Vice-presidente da Direcção.