Diretor Técnico Nacional

Diretor Técnico Nacional

JOSÉ ANTÓNIO DOS RAMOS, para além de ser o praticante mais graduado, é o Diretor Técnico Nacional da ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CENTRO PORTUGUÊS DE KARATE (CPK).

Nascido em S. Tomé e Príncipe a 1 de Dezembro do ano de 1953, começou a prática por volta dos 16 anos de idade, altura em que, o interesse pelas atividades desportivas foi despontando, não fosse essa uma das principais preocupações do colégio que frequentava que era o Colégio “Os Salesianos”.

Apesar de ter passado por outras atividades desportivas como por exemplo o voley, o remo e o futebol, decidiu-se pela prática do Karate, começando a sua aventura nesta modalidade na Casa da Mocidade Portuguesa em Lisboa decorria o ano de 1970, sob a orientação de Carlos Pereira, José Custódio, Luís Cunha e Afonso Vieira. Um dos objetivos da fundação do CPK foi enquadrar o Karate numa estrutura adequada e consequente para a prática do Karate como Desporto, na medida em que, até aí, o Karate em Portugal estava dependente da União Portuguesa de Budo, cujos estatutos não permitiam aos seus filiados a prática desportiva.

Com toda uma vida dedicada à causa do Karate, foi o grande percursor da expansão em grande escala para Norte do Karate CPK, isto pouco depois da constituição em Associação de um grupo de Clubes em Abril de 1975 findado que foi o difícil período da ditadura.

Em tempos difíceis e muito longe de existirem as atuais Federações ou algo parecido, eram as Associações a chamar a si toda a orgânica das competições através da realização de vários Torneios onde o número dos interessados pelo processo desportivo era cada vez maior, com o Centro Português de Karate a ocupar um lugar de destaque como tendo sido ela mesma a primeira Associação Nacional a enveredar pelo Karate Desportivo e consequentemente pioneira nesse campo com o envio dos seus atletas a competições internacionais além fronteiras.

De referir que o Sensei José Ramos teve a sua primeira participação internacional no Campeonato Europeu que se realizou em Bergamo/Itália no ano de 1976.

Em 1979 alcançou um estrondoso 3º Lugar em Kata Equipa no Campeonato Europeu que se realizou na Bélgica.

Para além de ter sido Campeão Nacional em Kata e Kumite, representou Portugal em inúmeras competições internacionais da IAKF e WUKO, tendo competido entre 1976 e 1986.

Foi selecionador nacional da Federação Portuguesa de Karate entre 1983 e 1993, e selecionador nacional da atual Federação Nacional de Karate-Portugal entre 1994 e 2006.

José Ramos é no presente um dos Mestres de maior relevo no panorama do Karate Nacional, respeitado pela totalidade dos seus pares, não fosse ele um dos poucos ainda em atividade que maior experiência tem acumulada em todo o seu percurso.

A saber:
  • 1970 - Inicio da prática do Karate;
  • 1973 - Graduado para 1º Dan (Keinozuke Enoeda - JKA);
  • 1976 - Graduado para 2º Dan (Keinozuke Enoeda - JKA);
  • 1979 - Graduado para 3º Dan (Keinozuke Enoeda - JKA);
  • 1983 – Graduado para 4º Dan (Hidetaka Nishiyama - ITKF);
  • 1991 - Graduado para 5º Dan (Keinozuke Enoeda - JKA);
  • 1998 - Graduado para 6º Dan (Hidetaka Nishiyama - ITKF);
  • 2006 - Graduado para 7º Dan (Tazuke Watanabe - ITKF);
  • 2015 – Graduado para 8º Dan (ITKF).
Diretor Técnico Nacional
 CPK - Associação Nacional de Clubes - Fundado em 1969
D.R. 10-04-1975, III Série - n.º 84
Atualização: 14 Maio 2024 - Acessos: 94180