Algumas Perguntas e Respostas mais frequentes sobre o Karate e sobre o CPK

O que é o Karate?

O Karate é essencialmente uma Arte Marcial baseada no conceito de defesa pessoal, que embora tenha na sua origem a Ilha de Okinawa (Japão) foi grandemente influenciado pelas antigas formas tradicionais de luta chinesas.

Traduzido à letra, a palavra Karate-Do significa o caminho da mão vazia pelo facto de os seus praticantes não usarem armas para defender e atacar, mas somente as suas mãos, os seus pés e todo o seu corpo para o fazer.

Pelo facto de ser uma arte baseada numa grande tradição espiritual e filosófica carregada de princípios do código Bushido e do Zen Budista, a prática do Karate desenvolve não apenas o corpo, como também a mente e o caráter de quem o pratica de maneira intensa sistemática e continua.

Qual é o objetivo da prática do Karate?

A sua prática não tem como principal objetivo a obtenção de proezas físicas ou unicamente a obtenção de um maior número possível de vitórias na sua vertente competitiva, mas sim um equilíbrio no desenvolvimento físico e espiritual através de treino rigoroso e disciplinado, por forma a poder ser transportado e transferido para a vida quotidiana de cada um dos seus praticantes.

O que é o estilo Shotokan no Karate?

Sendo o Karate praticado nas suas mais variadas formas e interpretações de luta, o Karate Shotokan, é o estilo que mais praticado em todo o mundo desde a sua introdução no Japão a partir da Ilha de Okinawa pelo Mestre Gichin Funakoshi.

Baseado e concentrado no treino de três componentes que se interligam entre si, o Khion (técnicas básicas), a Kata (formas) e Kumite (combate), o Shotokan desenvolve no seu somatório uma variedade de técnicas fortes, poderosas e dinâmicas que podem ser utilizadas em todas as situações possíveis e imaginárias de confronto.

A designação “Shotokan” provém do pseudónimo que o Mestre Gichin Funakoshi utilizava nas poesias que escrevia, “Shoto”, que acrescentado ao termo “Kan” (casa), resultou por analogia, no termo “Shotokan” que significava na altura a “casa de Shoto”.

Qualquer pessoa pode praticar Karate?

A resposta é “Sim”!

O único e real requisito é o compromisso de querer empenhar-se de maneira disciplinada, e treinar afincada e pacientemente na busca de um compromisso total, ressalvando que enquanto perdurar esse tal compromisso, a prática do Karate pode ser para todos, independentemente da idade de cada um, do seu sexo e do seu estatuto social.

Durante os treinos e de acordo com a sua maturidade, o estado de saúde de cada um dos praticantes é levado em consideração, acarretando como consequência deste princípio, que o treino adequado do Karate nunca prejudicará o corpo.

É necessário possuir uma excelente forma física para praticar Karate?

Não necessariamente!

Tendo em conta que a prática do Karate fará com que gradualmente a sua condição física vá melhorando à medida da sua progressão, o ponto de partida é talvez o aspeto menos importante e relevante no caminho do Karate.

A fase inicial da prática do Karate envolve principalmente a aprendizagem dos gestos técnicos mais básicos e determinados princípios para a sua execução, salientando que se no início a condição física estiver menos apta, rapidamente e com naturalidade essa mesma condição se tornará diferente para melhor.

As crianças podem aprender Karate?

Sim.

Embora a idade mínima recomendada seja na sua globalidade os seis anos de idade, o Centro Português de Karate possui uma grande maioria de Clubes que excelentemente “trabalham” com jovens de idades inferiores.

Para estas idades, o ensino do Karate é focado essencialmente no desenvolvimento da coordenação dos movimentos, da destreza física e da força, assim como na melhoria da concentração e da autodisciplina, aspetos extremamente importantes nestas faixas etárias.

As mulheres também podem aprender Karate?

Uma vez que a prática do Karate usa todo o corpo e não depende unicamente da força muscular, a resposta é sim. É devido a esta característica que o Karate pode ser facilmente usado como defesa pessoal.

Para além da defesa pessoal, quais são os benefícios da prática do Karate?

Excelente condição física e mental, autoconfiança, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e resistência entre muitos outros importantes aspetos.

Cria capacidade de resiliência, torna o corpo menos suscetível a doenças e lesões, fortalece todos os músculos e ossos, e é bom para o coração. Para além disso, no aspeto mental, ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e o foco (não só físico como mental), maior fluidez na compreensão e execução das diferentes tarefas, assim como, aumenta exponencialmente a paciência, a disciplina, e a perseverança.

O que quer dizer e o que é o CPK?

A sigla CPK quer dizer Centro Português de Karate. É a maior associação nacional de clubes de Karate, que para além de ser uma das mais antigas cuja origem remonta ao mês de Setembro do ano 1969, foi a primeira a enveredar pelo Karate Desportivo em Portugal chamando a si a organização dos primeiros torneios nacionais, e pioneira no envio de atletas portugueses a provas internacionais no inicio dos anos setenta.

Qual é o estilo que se pratica no CPK?

O estilo praticado no Centro Português de Karate é o “Shotokan”.

Ao aderir à prática do Karate e ao CPK qual terá que ser o meu compromisso?

Espera-se um compromisso com o treino de Karate através de presença assídua nas diferentes sessões;

Que o seu esforço seja máximo durante a prática;

E que, preservando a longa tradição do Karate e os seus Princípios, demonstre respeito, humildade e cortesia por todos aqueles que consigo percorrem o “caminho”.

 CPK - Associação Nacional de Clubes - Fundado em 1969
D.R. 10-04-1975, III Série - n.º 84
Atualização: 16 Junho 2024 - Acessos: 114155