Organizado pela World Karate Federation (WKF) em Budapeste, na Hungria, realizou-se entre os dias 24 e 29 de Outubro passado o Campeonato do Mundo de Karate no escalão de Séniores. Provenientes de mais de 100 Países, e com uma participação a ultrapassar o milhar de atletas na sua totalidade, quatro atletas do CPK (entre uma comitiva de 18 atletas convocados), nomeadamente do Ginásio Clube Vilacondense (2), do Centro de Karate Aguçadourense (1) e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Estoris (1) participaram neste grande evento internacional em defesa, não só dos seus objetivos pessoais, como também das cores nacionais.
Joaquim Mendes e Ana Rita Oliveira do GCV, dois atletas com uma vasta experiência em competições nacionais e internacionais e brilhantes classificações em inúmeras competições onde participaram, deram, como sempre aconteceu, o seu melhor.
A Ana Rita Oliveira, a competir no escalão de Kumite +68, infelizmente não conseguiu ultrapassar na primeira ronda uma atleta Australiana, ao passo que Joaquim Mendes, em Kumite -67, apesar de ter ultrapassado a primeira volta com um atleta do Kosovo, cedeu perante um representante de Montenegro (atleta esse que viria a ficar em segundo lugar), tendo alcançado um honroso e prestigiante 9º Lugar depois de na repescagem ter ultrapassado um atleta da Suíça e ser eliminado pelo representante da Arábia Saudita que no final ficou em 3º Lugar.
Quanto ao João Ribeiro do CKA em Kumite -60Kg e ao José Miranda do AHBVE em Kumite -84Kg, apesar de excelentes atletas e com incríveis dotes no Karate Desportivo (desde há muito provados), para infelicidade dos mesmos e consequentemente de todos nós e mesmo do nosso País, foram, mesmo com a sua entrega, eliminados na primeira ronda, respetivamente com atletas da Eslováquia e da Sérvia.
Apesar desse enorme esforço por eles realizado, e apesar do saldo positivo dessa mesma participação através da convocatória da FNKP, é sempre justo e bom referir, que para além da quantidade de atletas presentes, o mesmo acontecimento primou pela excelência da qualidade dos intervenientes na sua globalidade, o que de todo valoriza ainda mais a participação destes nossos atletas.
Também do CPK e integrado na comitiva nacional, como de resto tem sido recorrente, estivemos representados pelo Árbitro Mundial Joaquim Fernandes, que mais uma vez primou pela sobriedade nas intervenções a que foi solicitado, cuja presença nas finais de alguns combates e a chefia de Tatami, fazem dele uma consistente mais valia para o Karate Nacional e para o próprio CPK.
A todos os nossos Associados que estiveram presentes neste 26º Campeonato do Mundo de Seniores, não pode o CPK, deixar de congratular os mesmos pelas excelentes prestações, salientando e enaltecendo também a importância dos seus Clubes e dos seus Treinadores pessoais neste longo caminho. Parabéns a todos…