Realizada entre o dia 27 e 30 de Abril do corrente ano na cidade da Coruña em Espanha o 2023 KARATE 1 – YOUTH LEAGUE, nesta enorme competição internacional, que foi organizada pela Federação Mundial (WKF) com o apoio da Real Federação Espanhola de Karate e direcionada para jovens com idade compreendida entre os 12 e os 20 anos, estiveram presentes cerca de 2700 atletas de todo o mundo oriundos de 72 países de todos os continentes. Ao nível da arbitragem esta competição contou com 68 árbitros provenientes de 26 países.
Os associados CPK que se deslocaram a este vento de grande envergadura foram:
Do CKA (Centro Karate Aguçadourense/Póvoa de Varzim) EVA FLORES brilha no Karate 1 Youth League da Corunha ao alcançar a Medalha de Bronze em Kumite Júnior +66Kg. Do mesmo Clube estiveram presentes quatro atletas (Ricardo Lopes, Luciano Novo, Rodrigo Morim e Eva Flores) e o seu treinador Vítor Poças. No primeiro dia, Ricardo Lopes competiu nos SUB 21 em Kata e no segundo dia, competiu Luciano Novo, Rodrigo Morim e Eva Flores nos Juniores.
Do Clube de Karate-Do Shotokan de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira / Açores), participaram os seguintes atletas nossos associados: Afonso Costa, Ana Andrade, Beatriz Castro, João Gonçalves, João Pereira, Mariana Fernandes, Rodrigo Barbosa, Beatriz Ávila, Frederico Laranjeira e Tomás Gameiro, assim como o Treinador João Guiod Castro e a dirigente Carmelo Amarante. Em termos de resultados, apenas a competidora Beatriz Castro (Sub 14) conseguiu ultrapassar uma eliminatória na disciplina de Kumite.
Do Karate de Vila das Aves participaram os seguintes atletas: Isis Matos e Maria Silva.
Da Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris participaram os atletas: José Miranda e Francisco Miranda.
Do Ginásio Clube Vilacondense participou Henrique Gabriel Martins.
Entre os 10 árbitros portugueses que asseguraram presença em representação das cores nacionais, os da nossa Associação que briosamente contribuíram com a sua prestação nesta grande prova foram: o Árbitro Mundial Joaquim Fernandes, que como de costume e pela qualidade revelada ao longo dos tempos, foi chefe de tatami e arbitrou muitas das finais, assim como os Árbitros Paulo Julião e João Garcês.
Apesar de todos estarem a um grande nível competitivo e de, sem dúvida alguma, terem dado o seu melhor num “certame” com grande qualidade técnica e desportiva, não estivéssemos a falar de uma competição de topo que reuniu os melhores atletas do mundo dos escalões jovens, o destaque ao nível de resultados alcançados foi, por razões óbvias o terceiro lugar de Eva Flores do CKA em Kumite Júnior. Para todos eles, Atletas, Treinadores e Árbitros as maiores felicitações por esta participação de excelência.